Comunicação interna: como melhorar a da sua empresa

5 dicas para desenvolver uma Comunicação Interna eficiente e Employee Centric

Comunicação interna
Comunicação interna

Não é novidade que organizações preocupadas com seu futuro têm, cada vez mais, focado nas experiências de seus consumidores. Contudo, o que se consolidou como tendência das empresas que lideram os índices de Customer Experience é reconhecer a importância do que seus colaboradores sentem durante sua jornada corporativa. Isso é, na medida em que as organizações reconhecem cada vez mais as pessoas como seus maiores ativos, elas passam a investir também nas experiências deles. É o que chamamos de Employee Experience.

A experiência do colaborador começa, antes de qualquer coisa, em como ele recebe informações e percebe os valores da empresa onde atua. E é justamente aí que a Comunicação Interna deve começar, pensada para toda a Jornada do Colaborador e como estratégia fundamental para o negócio.

No 1º Benchmark Brasil de Employee Experience, ‘’Desenvolver a comunicação interna’’ aparece no top 10 dos 18 maiores desafios das empresas em relação a Desenvolvimento, Promoção e Retenção de talentos.

O estudo, realizado pela Team Upp sob a perspectiva de profissionais de e recursos humanos de mais de 150 empresas brasileiras e de multinacionais que operam por aqui, colabora com esse entendimento.

Mesmo que pareça complexo olhar para a empresa e para o colaborador simultaneamente, esse processo é a chave do sucesso. Logo, esse olhar dinâmico e atualizado oferece benefícios que transcendem o que se entende por funções recorrentemente designadas aos RH’s. Pensar na Experiência do Colaborador é alcançar novas potências, novas dinâmicas e poder revolucionar toda a organização, otimizando todos os seus processos, inclusive (e principalmente) a comunicação interna.

Pensando nisso, elaboramos 5 dicas fundamentais para te ajudar a dar o próximo passo na sua empresa e a construir uma Comunicação Interna eficiente e, principalmente, Employee Centric:

1 – Fortaleça a Cultura Organizacional

Ao fazer a gestão de marca, é fundamental considerar todos os elementos que constituem a organização, desde a brand voice até as ferramentas tecnológicas utilizadas, para manter um discurso consistente. Dessa forma, a coerência entre os setores é crucial para a eficácia de todas as etapas do empreendimento.

Esse trabalho deve ser um esforço em conjunto de diversas áreas da empresa, não somente do RH, mas também do Marketing e áreas de Comunicação.

Como as áreas de Atendimento se comunicam com o Cliente externo? Qual é o Tom de Voz utilizado?

Esses pilares devem ser aplicados, também, na comunicação interna.

‘’AÇÕES SIMPLES E ALINHADAS COM A CULTURA PRODUZEM MUITO MAIS IMPACTO QUE PROJETOS MIRABOLANTES E CÓPIAS MAL FEITAS DE OUTRAS EMPRESAS.’’

(DIMITRIU BEZERRA, DA VOTORANTIM S.A – PARA O BENCHMARK DE EX 2020.)

2 – Repense os canais de comunicação utilizados e mensure resultados

Para obter os resultados esperados, a comunicação interna precisa olhar para o que vivenciam os colaboradores.

Nem todo mundo tem tempo para ler e-mails gigantescos ou o famoso (e antiquado) Quadro de Avisos.

Assim, todas as empresas abordadas no estudo apontaram que, em um cenário de transformações severas e incertas, é fundamental consolidar práticas que possibilitem ou otimizem a escuta, o entrosamento e a integração dos colaboradores em todos os níveis da corporação.

Olhe para o perfil da sua equipe e considere o canal que poderá ser mais eficaz para entregar a mensagem da sua empresa. Se os colaboradores forem mais jovens e conectados, as redes sociais corporativas e aplicativos mobile podem ser ótimas opções.

Quer entender como as ferramentas de comunicação foram utilizadas pelas empresas? Então confira esse e outros dados do nosso estudo no Radar 2020 de Employee Experience.

Além da escolha do canal de comunicação, a mensuração contínua dos resultados da comunicação não pode ser deixada de lado.

Aqui vão alguns indicadores-chave que podem ser utilizados:

  • Percentual de retrabalho;
  • Nível de satisfação dos colaboradores com a empresa;
  • Número de conflitos interpessoais;
  • Nível de produtividade;
  • NPS dos canais escolhidos

A Team Upp, que realiza ações de Employee Experience na Ambev desde 2019, aplica na empresa uma pesquisa semestral de Qualidade de Vida, onde esses indicadores servem de base para mensurar o desempenho não só de ações e benefícios, como também da comunicação interna.

Quer saber mais sobre o case Ambev e as ações de Employee Experience desenvolvidas pela Team Upp? Entre em contato e agende uma conversa com nossos especialistas.

3 – Envolva as lideranças na comunicação interna

As lideranças são essenciais para engajar a equipe nas ações da empresa, mesmo que os canais de comunicação sejam eficazes e a mensagem a ser transmitida seja clara. Sem o apoio das lideranças, esse engajamento se torna quase impossível..

Dessa forma, os gestores são o seu principal público-alvo na hora de começar uma estratégia de comunicação interna. Antes de enviar um comunicado, é importante que os colaboradores estejam cientes do conteúdo a ser transmitido e assumam a responsabilidade de garantir que a mensagem seja compreendida de forma clara pela equipe. Eles também devem contribuir com feedbacks para a melhoria contínua do processo, já que estão no dia-a-dia com os colaboradores.

Ao trazer os gestores para perto, é possível garantir não só a transmissão eficaz da comunicação, mas também que eles se engajem com os temas, melhorando a percepção e o interesse da equipe.

4 – Invista no engajamento

Exagerar na quantidade de mensagens e canais pode sobrecarregar a equipe e tirar o foco de informações que realmente importam.

Para valorizar a mensagem a ser transmitida, é importante listar as informações mais relevantes e dividir as postagens em um intervalo de tempo. Dessa forma, é possível direcionar a atenção da equipe para cada aspecto importante.

Uma ferramenta poderosa para ajudar no engajamento da comunicação interna é a gamificação.

Uma ação de comunicação gamificada, que envolve recompensas, empoderamento e influência social transforma a participação do seu público alvo para uma posição mais ativa.

5 – Considere a comunicação interna em toda a Jornada do Colaborador

A Jornada do Colaborador começa no processo seletivo – e é justamente aqui que deve começar a comunicação interna da sua empresa.

Assim, deixar os candidatos sem resposta ou não comunicar adequadamente os atributos da vaga e da empresa pode negativar a experiência desse possível novo talento antes mesmo de ingressar na equipe.

Lembre-se: mesmo que o candidato não passe no processo seletivo, ele pode ser um possível consumidor da sua marca, então encantá-lo, também, nessa fase é de extrema importância.

É nesse sentido que Employee Experience aparece como uma perspectiva atualizada para o universo das corporações brasileiras. Um programa capaz de auxiliar na comunicação interna, no onboarding, na retenção, no desenvolvimento, no sentimento de pertencimento e que também aborda questões como as de alumni e a construção de uma Marca Empregadora é extremamente atual para o que mostra essa pesquisa sobre o mercado brasileiro e suas demandas em nível competitivo.

Para saber mais, confira o 1º Benchmark Brasil de EX 2020: