Medindo o Sucesso do Employee Experience

Métricas e indicadores-chave para avaliar a eficácia das iniciativas de experiência das pessoas colaboradoras

Por Pablo Reis, Especialista em Educação Corporativa

O Employee Experience (EX) refere-se à soma das interações, percepções e sentimentos que uma pessoa colaboradora vivencia durante sua jornada na empresa. Inclui aspectos como cultura organizacional, relacionamento com colegas e liderança, oportunidades de desenvolvimento e bem-estar no ambiente de trabalho e por aí vai. Uma experiência positiva está diretamente ligada a uma maior satisfação, engajamento e, consequentemente, melhores resultados para a empresa.

Métricas e indicadores-chave:

À medida que as empresas reconhecem a importância de proporcionar um ambiente de trabalho positivo e produtivo, a avaliação da eficácia das iniciativas de experiência das pessoas colaboradoras tornou-se uma prioridade. É preciso entender o que dá certo e o que não dá para certificar-se de que o negócio está caminhando na direção correta no que diz respeito ao time.

É por isso que, agora, vamos explorar algumas métricas e indicadores-chave que as empresas podem utilizar para medir o sucesso do Employee Experience:

1. Taxa de retenção:

A análise das taxas de retenção ao longo do tempo pode indicar a eficácia das iniciativas de EX, afinal, uma alta taxa de retenção indica que as pessoas estão satisfeitas e comprometidas com a empresa.

2. Engajamento:

Medir o nível de engajamento por meio de pesquisas de clima organizacional, feedbacks e avaliações pode fornecer insights sobre o quão envolvidas as pessoas colaboradoras estão em seu trabalho e com a cultura da empresa.

3. Avaliações de Desempenho:

Acompanhar as avaliações de desempenho pode revelar se as iniciativas de EX estão impactando positivamente o crescimento e desenvolvimento das pessoas, isso porque quanto maior o nível de desempenho, maior a probabilidade de as pessoas estarem alinhadas com o negócio.

4. Satisfação:

Pesquisas regulares de satisfação podem fornecer feedback direto sobre a experiência das pessoas, identificando áreas de melhoria e sucesso.

5. Feedback 360:

A coleta de feedback não apenas da liderança, mas também de colegas e demais pessoas colaboradoras pode oferecer uma visão mais ampla da percepção dentro da organização, facilitando a identificação de pontos fortes e fracos nas atividades, papel da empresa e muito mais.

6. Participação em programas de desenvolvimento:

O envolvimento em programas de treinamento e desenvolvimento pode ser um indicador de quão bem a empresa proporciona oportunidades de crescimento. Quanto mais programas assertivos uma empresa tem, maior o indicativo de que ela se preocupa com a carreira de suas pessoas, o que é visto e reconhecido por todos.

7. Saúde e bem-estar:

Métricas relacionadas à saúde física e mental das pessoas colaboradoras, como absenteísmo e uso de programas de bem-estar, por exemplo, podem refletir a qualidade do ambiente de trabalho, uma vez que são indicativos do quão empenhadas, saudáveis e felizes as pessoas estão.

8. Índice de diversidade e inclusão:

A diversidade e a inclusão são componentes importantes da experiência das pessoas colaboradoras. Acompanhar métricas relacionadas à diversidade pode indicar a eficácia das políticas e práticas inclusivas que, hoje, devem fazer parte de toda e qualquer empresa.

Medir o sucesso do Employee Experience é fundamental para entender o impacto das iniciativas de bem-estar, desenvolvimento e cultura dentro de uma organização. As métricas e os indicadores-chave que vimos acima oferecem insights importantes sobre a eficácia dessas iniciativas e ajudam a criar um ambiente de trabalho positivo e produtivo.

Olhar para eles é o diferencial que qualquer iniciativa de EX do seu negócio deve se atentar. Ah, e nada impede de procurar outros indicadores que façam mais sentido para a sua realidade também.

_________________________________________________________________________________

Sobre o autor:

Formado em Jornalismo, especialista em Linguagem Audiovisual e Mestrando em Educação, o Pablo trabalha com educação corporativa, focado no treinamento e desenvolvimento de projetos educacionais/instrucionais.

Sobre a Team Upp:

Somos uma consultoria especializada em Employee Experience, Gamificação e Inovação. Desenvolvemos projetos e soluções inovadoras para os nossos parceiros elevarem o engajamento e a experiência das pessoas colaboradoras!

Somos parte da Tapps Games, um dos maiores estúdios de desenvolvimento de jogos do Brasil e um dos líderes em alcance no mundo.

Entre em contato e vamos entender juntos como deixar sua jornada mais interativa, humana e divertida!