“Por que devo aplicar a gamificação na minha empresa?”. Aqui a gente conta para você as vantagens da gamificação.
Gamificação
Implementar inovações na empresa é uma ótima forma de aumentar os resultados. Assim a inovação é capaz de explorar novas soluções e oportunidades no mercado, auxiliando na evolução necessária da organização.
Uma das metodologias inovadores é a gamificação. Uma vez que a quarentena foi imposta pela pandemia da Covid-19, as empresas tiveram que reinventar seus processos para torná-los mais atraentes e eficazes aos seus colaboradores e viram na gamificação essas características.
Então para aqueles que ainda não sabem, a gamificação empresarial é o uso de mecanismos e elementos dos jogos em outros contextos para alcançar resultados e objetivos específicos. Uma ação de gamificação não necessariamente utiliza apenas jogos corporativos em si, ela também pode adotar atributos como storytelling, regras, desafio, ranking e premiação para motivar o público-alvo.
Mas se você ainda não ficou impressionado, listamos algumas vantagens da implementação da gamificação no ambiente empresarial:
1. Uso em muitos processos.
Primeiramente, a gamificação pode ser usada em diversas áreas, como: recrutamento, onboarding, treinamento corporativo, comunicação interna e até as tarefas do dia a dia.
2. Aumento da motivação e engajamento.
Os games são atividades que, por si só, despertam a motivação das pessoas. Assim a gamificação usa essa tendência natural nos processos da organização.
3. Melhora o clima interno.
Por proporcionar atividades lúdicas, a gamificação contribui para reduzir o estresse e tornar o ambiente mais descontraído, colaborando para manter um clima mais saudável e harmônico entre os funcionários.
4. Uso em capacitação técnica e desenvolvimento pessoal.
A gamificação pode ser adotada tanto para melhorar questões técnicas, quanto para aprimorar as competências sociais. Os games têm a capacidade de despertar habilidades como o trabalho em grupo, senso de liderança e respeito às regras, por exemplo.
5. Feedback constante.
Os jogos proporcionam feedbacks constantes para os colaboradores. Por meio das pontuações e desafios, o funcionário sabe seus pontos fortes e aqueles que ainda podem melhorar.
6. Combinação com outras estratégias.
Por fim, a gamificação é flexível e pode ajudar a melhorar o desempenho de outras ferramentas já adotadas na realidade da empresa.
Quer conhecer mais? Entre em contato com a gente e descubra as formas de gamificar os processos da sua empresa. Afinal, todos nós já sabemos que o trabalho pode ser interativo, humano e divertido.