Gamificação de forma fácil: os 8 motivadores do engajamento

Utilizando como base a metodologia Octalysis, este artigo tem como objetivo explicar cada um dos 8 motivadores levantados por Yu-Kai Chou em sua pesquisa. Aprenda a colocar a gamificação em prática para melhorar o seu engajamento interno.

Neste artigo de introdução à gamificação, citamos esta metodologia. Agora vamos nos aprofundar um pouco mais nela.

Em meados de 2003 Yu-Kai Chou se deparou com um dilema: ele gostava muito de games, mas percebeu que, em geral, essa prática não era tão produtiva. Com isso, ele começou estudar o que fazia as pessoas gostarem dos jogos e o que os motivava desempenhar ações muitas vezes repetitivas de forma voluntária e ainda estarem felizes por aquilo.

Esta análise aprofundada de o que motivava as pessoas a jogarem resultou em 8 drivers principais de motivação que Yu-Kai chamou de Octalysis (octo + analysis).

Não é à toa que chamamos Yu-Kai de o “guru” da gamificação, estes 8 drivers são o que norteiam as ações gamificadas e nos ensinam muito de como engajar e reter pessoas.

Por isso, trouxemos uma breve explicação de cada um dos oito drivers motivacionais levantados na Octalysis.

1.Epic Meaning

O chamado épico

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Neste primeiro driver, temos o chamado inicial dos games, em que a pessoa que joga acredita que está fazendo algo maior do que si mesmo, que ele é a pessoa escolhida para a missão.

Se compararmos com a jornada do herói de Joseph Campbell, este motivador é o chamado para a aventura, é o momento em que “o herói” recebe a sua missão.

Trazendo para o “mundo real”, é muito próximo ao que chamamos de propósito de vida, esse “Epic Meaning” é capaz de fazer com que as pessoas devotem um tempo de suas vidas para uma causa que seja aprender algo para ajudar alguém ou até mesmo criar coisas para uma comunidade inteira (como a wikipedia).

2.Development & Accomplishment

Sensação de desenvolvimento e finalização de tarefas, realização

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Este core driver fala sobre fazer progresso e sentir que está progredindo no desafio, é sobre ganhar pontos, medalhas, barras de progresso, tudo aquilo que demonstre cadenciadamente como seu trabalho tem influenciado em seu sucesso.

Segundo Yu-Kai uma palavra importante nesse driver é “desafio”, pois conquistar uma medalha, pontos e afins sem um desafio não traz engajamento.

Enquanto o “Epic Meaning” traz aquele objetivo final que você tem para conquistar, “Develpment & Accomplisment” traz as suas pequenas conquistas no decorrer do caminho.

Yu-Kai cita que este é o core driver mais fácil de ser utilizado e, não por acaso, o chamado PBL’s (points, badges e leaderboards) são os mais utilizados quando se fala de gamificação. Mas gamificação vai muito além dos tais PBL’s.

3.Empowerment of Creativity & Feedback

Empoderamento

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Resumidamente é sobre dar o poder de decisão na mão da pessoa e dar feedback quanto a isso, ou seja, deixar que tome decisões erradas, falhar, consertar e entender a reação de suas ações. É sobre ter a sensação de que está no controle.

Também falamos de quando as pessoas estão envolvidas em processos criativos nos quais precisam descobrir coisas e tentar repetidamente combinações diferentes. Um exemplo é o próprio Lego, ele é divertido pois você tem a liberdade de tentar diferentes maneiras e receber diferentes tipos de feedbacks.

“Empowerment of Creativity & Feedback” fala que as pessoas não precisam apenas de maneiras de expressar sua criatividade, mas precisam ser capazes de ver os resultados de sua criatividade, receber feedback das suas ações para se sentirem engajadas.

4.Ownership & Possession

Sentimento de posse

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Grande parte das pessoas que jogam também são motivadas pela sensação de ter algo, e quando isso acontece, trabalham sempre para melhorar. Por exemplo: quando uma pessoa gasta muito tempo personalizando e melhorando seu “avatar” ela se sente responsável por ele e tende a ficar mais tempo ali.

Assim como depois de completar o seu perfil em uma rede social, criar vários posts você sente que aquilo é de sua propriedade e continua melhorando e interagindo.

Este “ter” reflete muito a nossa cultura física de “posse”, os games conseguiram desmaterializar isso e trazer este mesmo sentimento para o mundo virtual.

5.Social Influence & Relatedness

Socialização

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O ser humano é essencialmente um ser social, por isso acreditamos que este driver motivacional é um dos mais claros traz com ele todos os elementos sociais de um game incluindo: mentoria, aceitação, resposta social, colaboração.

Como resultado, hoje os games multiplayer (que podem ser jogador com outras pessoas) possuem um grande apelo, principalmente com o distanciamento entre pessoas.

6.Scarcity & Impatience

Escassez e impaciência

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Yu-Kai traz que essa sensação de você querer uma coisa apenas por não poder tê-la é um grande motivacional.

Além disso, muitos games utilizam esta técnica mostrando algo que será liberado em algumas horas, ou a inscrição de “volte amanhã para conquistar o próximo prêmio”. Essa gamificação desperta a curiosidade e impacta no engajamento e na retenção dos jogos.

Se analisarmos a essência, este core motivacional é muito utilizado no varejo online. E até mesmo algumas empresas como Facebook e Nubank começaram assim: Só era possível entrar caso tivesse um convite.

7.Unpredictability & Curiosity

Imprevisibilidade e curiosidade

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Aqui falamos sobre a necessidade de descobrir o que vai acontecer depois. Segundo estudos de Yu-Kai, caso o resultado seja imprevisível seu cérebro tende a prestar atenção para descobrir o que vai acontecer. Um exemplo clássico são os roteiros de cinema em que o final não é exatamente aquilo que você previu ou que não dão pistas claras de que aquele personagem não era “do bem”, ou os famosos “plot twist” (reviravolta no enredo).

Este core motivacional é uma gamificação muito utilizado em loteria, bingo, sistemas de gacha, entre outros sistemas em que você não sabe exatamente qual será o resultado da sua ação, mas são extremamente poderosos no engajamento.

8.Loss & Avoidance

FOMO, medo de perder algo

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Esse core é focado na motivação de evitar que algo negativo aconteça.

O primeiro ponto levantado por Yu-Kai é a motivação pelo tempo gasto. Sabe quando você se empenha muito para construir perfil em uma rede social? Você já gastou tanto tempo naquilo que se deixar de lado irá “jogar fora” todo esse trabalho. Ou quando você fica horas montando uma casa no The Sims ou plantando e colhendo plantinhas? Se você sair, aquilo tudo será perdido. Essa sensação também ajuda as pessoas a se manterem motivadas e jogando.

O segundo ponto é o medo de perder algo: vemos muitos aplicativos com pontos “in-a-row”, ou seja, se você deixar de entrar um dia, perde a sequência de pontos que estava ganhando. Isso te motiva a entrar todos os dias para não “perder” o trabalho anterior.

Além disso, é importante lembrar que neste core motivacional entram as atividades diárias que dão pontos apenas se realizadas naquele dia, tudo o que se você não realizar em um tempo, você pode perder algo.

Por fim…

Estes são os 8 core drivers motivacionais de Yu-Kai Chou, como você pode ver, não se trata apenas de PBL’s mas sim de pensar aquilo que mais motiva o seu público e focar nestes principais motivadores.

Para realizar uma gamificação completa e gerar engajamento, você não precisa necessariamente utilizar os 8 core drivers, mas precisa olhar para todos eles pensando em quem é seu público e adaptar a estratégia para que se sintam motivados e engajados.

Então, se você gostou desse texto, aconselho a assistir o vídeo do próprio Yu-Kai:

Com essa metodologia certamente você estará preparado para elevar o engajamento de sua equipe por meio da gamificação.

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