Como seu trabalho pode ser, sim, mais divertido

Você já se pegou pensando que o trabalho poderia ser mais divertido e agradável? Bom, provavelmente boa parte dos seus colegas e colaboradores já. 

Mas não é para perder seu sono, porque é possível tornar o ambiente ‘corp’ mais descontraído e animado sem comprometer a produtividade. 

É tanta coisa mudando ao mesmo tempo. Num dia é a IA generativa e no outro o “metaverso”. No meio de tudo isso o que também está mudando é a mentalidade, já que cada vez mais pessoas se dão conta que o dia a dia de trabalho não precisa ser um fardo. 

Nos últimos anos, muita coisa nova surgiu para tornar o trabalho mais prazeroso. E isso é ótimo porque colaboradores felizes são mais engajados, mais fiéis à marca e principalmente se tornam embaixadores das empresas. 

A criação de um ambiente divertido não é um bicho de 7 cabeças e nesse texto vamos compartilhar algumas ideias para te ajudar nessa transformação!

O trabalho pode ser sim mais divertido

Flexibilidade e Leveza

A vida não se resume ao trabalho

“Localização da vaga: qualquer lugar”.

Já pensou como essa possibilidade seria muito improvável alguns anos atrás?

É verdade que ainda é um tema que gera discussões, mas essa pesquisa de trabalho nos Estados Unidos já demonstra que as pessoas que melhor desempenham dentro da empresa são aquelas que podem escolher quando e onde trabalhar. 

A mentalidade de gestão está mudando de ‘ficar de olho no funcionário’ para confiar e empoderar. Pessoas empoderadas sentem que podem ser atendidas e ouvidas. 

A flexibilidade permite um melhor equilíbrio entre vida e trabalho e o resultado não poderia ser outro: aumento de motivação e aumento de performance.

E, para manter um ambiente de trabalho flexível, é importante que ele seja leve. Não adianta ter flexibilidade com uma panela de pressão prestes a explodir a qualquer momento. 

Assim vamos ao próximo ponto.

A risada funciona

Já reparou como é desconfortável estar num ambiente que não se sente bem? 

Muitas vezes o que acontece com a gente é se fecha e deixa de demonstrar do que somos capazes. Pois é, isso é comum para a maioria das pessoas.

É por isso que colaboradores precisam de ambientes leves e descontraídos para se sentirem à vontade. Dar risada, soltar a criatividade e se conectarem com colegas são ingredientes essenciais para o  envolvimento no trabalho.

O ditado “rir é o melhor remédio” é daqueles que você escuta há anos, mas que não deixa de ser verdade. Esse artigo da Forbes mostra que rir pode ajudar a aumentar a produtividade, engajamento e até retenção das pessoas dentro da empresa. 

Então uma forma rápida de avaliar a produtividade e a motivação é simplesmente observar o comportamento das pessoas. Estão leves e felizes? A risada faz parte do dia a dia? Se sim, temos um excelente indicador dos futuros resultados!

A risada funciona para divertir

Ferramentas Interativas

Explore a tecnologia

Outra aliada na missão de alcançar um ambiente de trabalho mais prazeroso é a própria tecnologia. Principalmente com a pandemia, muitas ferramentas entraram de vez nas nossas vidas, ein? Quem nunca usou um Zoom ou Google Meet que atire a primeira pedra!

Ferramenta não é tudo a mesma coisa! Podemos ter duas opções que cumprem a tarefa de permitir a comunicação, mas pode ser que façam isso de maneiras bem diferentes.

Para comunicação e colaboração, plataformas como Slack, Discord e Microsoft Teams são opções interessantes para sair do tradicional e-mail e para evitar receber mensagens no WhatsApp pessoal às 22h da noite. 

Por outro lado, é importante destacar que, após o crescimento do trabalho remoto,, novas soluções como Gather Town se tornaram uma boa pedida. Se você não conhece, recomendo testar ao menos com seus colegas de equipe. Ele é um escritório virtual em que pessoas conseguem trabalhar, conversar e até combinar o famoso ‘cafezinho na copa’. Tudo num ambiente virtual gamificado. 

O Kahoot possibilita engajar os participantes de uma reunião com competições e prêmios ao final e o Mentimeter é utilizado para deixar apresentações mais interativas, com direito a questionários e nuvens de palavras que dão voz àqueles que antes eram só espectadores.

Além disso, não dá para perder algumas ferramentas para divertir a galera. Aí entram jogos como Gartic, Among Us e Escape The Room. Não tenha dúvidas que irão arrancar risadas dos participantes e gerar um momento de descontração revigorante para tornar o trabalho mais divertido.

“Mas esse tempo não vai estar sendo desperdiçado?” Na verdade, não. 

Desça pro play!

Você quer profissionais com mais habilidades como criatividade, pensamento inovador e relações interpessoais? Então a dica é que ambientes lúdicos proporcionam ambientes perfeitos para estimular isso.

Saiu uma matéria bem legal do New York Times falando sobre a importância da cultura de diversão no estímulo à inovação dentro do Google. Um dos pontos é justamente esse: espaços divertidos funcionam!

A cultura do erro é um desafio a ambientes divertidos

Cultura do Erro

O chefão tem que ser difícil de derrotar:

Um dos motivos que fazem os jogos serem tão prazerosos é o espaço para errar. Não conseguir passar de uma fase ou completar um desafio faz parte do jogo – literalmente. Ao ‘descer pro play’, já se sabe que nem sempre será possível vencer, e é isso que dá a motivação para seguir jogando e se superar. 

É preciso usar o erro como uma oportunidade, e não uma punição. 

Assim é a cultura do erro e por isso ela é tão importante no meio de trabalho. 

O erro é muito rico

Ao permitir que as pessoas experimentem novas ideias e soluções sem medo de serem punidas por erros, elas ganham mais liberdade para explorar caminhos criativos e inovadores. 

“Se você quer aumentar a sua taxa de sucesso, precisa dobrar a sua taxa de fracasso”. 
Essa frase do ex-presidente da IBM, Thomas Watson, fala bastante sobre a cultura do erro.

Além disso, é importante destacar que uma comunicação clara e honesta também contribui para a resolução mais rápida e eficiente de conflitos dentro do ambiente de trabalho.

Não é à toa que muitas das grandes ideias nascem em locais inesperados onde nos sentimos seguros: na caminhada, na praia, no banho etc. Não é preciso incluir uma banheira no kit de onboarding. Mas, não tratar o erro como punição, já ajuda muito.

Invista em team building

Ações de Integração

Invista no Team Building 

Já participou ou ouviu falar de uma empresa que gasta uma boa parte do orçamento para promover atividades de engajamento? Aquela viagem com tudo pago, cheia de dinâmicas e festa no final do dia, essa mesmo.

Então, isso não é gasto, é um grande investimento! Iniciativas como essa são tão importantes para as organizações porque fortalecem laços. A aproximação de pessoas aumenta os resultados do trabalho em equipe. 

Como dizem por aí sobre o bom trabalho em equipe: 1+1=3! 

Essa aproximação pessoal gera resultados no âmbito profissional porque os times tendem a se comunicar melhor, trocar mais ideias, compartilhar insights e tudo isso pode gerar novas perspectivas e soluções inovadoras para os desafios do trabalho.

Você tem uma comunidade em mãos, mas talvez não saiba disso

E aqui está o seu vislumbrado retorno sobre investimento: o senso de comunidade que se cria quando as pessoas compartilham o mesmo objetivo e sentem que podem contar umas com as outras. 

Ainda não entendeu como você ganha? Eu te explico: comunidades são muito difíceis de serem copiadas. Produtos, serviços e tecnologias podem ser replicadas, porém comunidades e o senso de pertencimento intrínseco a elas é único. 

Portanto, o seu happy hour pode tornar o trabalho mais divertido e te dar ROI! Agora você tem justificativa para incluir isso na reunião de planejamento de RH… 

Comunidades são ótimas para tornar o trabalho mais divertido

Grupos de Afinidade

Quais tribos existem no seu ambiente de trabalho?

Vamos falar mais sobre comunidades. 

Todos nós, independente dos gostos, pertencemos a uma comunidade. Dos amantes de futebol, animes, estudos, música e até mesmo àqueles que consideram que não gostam de comunidades, já formam uma. 

Temos essa vontade de fazer parte de algo maior, de viver um propósito grande. Por isso é comum encontrar grupos de viagem, leitura, jogos e tantos outros, super engajados. 

O ponto é saber, ao longo do tempo, a qual tribo pertencemos. Estar dentro, de onde você se sente dentro, é uma uma forma de tornar o trabalho divertido!

Estimule a expansão das suas tribos

Mas é claro que não vou te deixar sem uma dica sobre o assunto. Então, uma opção muito interessante para fomentar esse senso de pertencimento são os grupos de afinidade. 

A essência é simples: entender quais os interesses em comum das pessoas colaboradoras e uní-las para interagir sobre o assunto. O legal é que os profissionais passam a enxergar um valor maior em estarem onde estão. Então eles entendem que a empresa é um lugar que dá abertura e incentiva conexões.

E não somos só nós que estamos falando disso: um estudo feito pela empresa Clutch mostrou que 50% das pessoas disseram que valorizam a comunidade no ambiente de trabalho

Então, comunidades ajudam a abraçar as pessoas e, quanto mais gente se sentindo inclusa, mais espaço vai abrir para a diversidade dentro da sua empresa.

Saiba agora como tornar o seu trabalho mais divertido!

Aliás, como você pode ter visto ao longo do texto, existem diversas formas para fazer uma mudança de chave no dia a dia de trabalho. O seu trabalho pode ser, sim, mais divertido.

Cada uma dessas abordagens pode trazer benefícios tanto para os colaboradores, quanto para a organização, como aumento da motivação e do engajamento, melhoria da saúde mental, aumento da produtividade e geração de ideias inovadoras.

Ninguém gosta de acordar pela manhã e ligar o computador já pensando na hora de desligá-lo. Justamente por isso, incluir o fator diversão na rotina pode ser um grande divisor de águas no rumo da empresa. 

Para finalizar aqui, não se esqueça que cada empresa é única. Então encontre a melhor forma de fazer essas dicas funcionarem em seu contexto. 

Se quiser uma ajuda pode contar com a gente! Clique aqui e vamos juntos descobrir como transformar seu ambiente de trabalho num local mais feliz e produtivo