No último dia 20 de Outubro rolou a primeira edição da Tapps XP – Employee Experience e Metaverso, um evento reunindo as empresas do Grupo Tapps, como Team Upp, Venturion VR e Avatar Studio para discutir sobre as tendências digitais que estão mudando a experiência de clientes e colaboradores!
Se você perdeu o Tapps XP ou esteve por lá mas não quer esquecer o conteúdo, não se preocupe! Trouxemos nesse artigo um resumo das palestras pra você conferir (ou rever) um pouco do que falamos:
Employee Experience & Futurismo
Acima de tudo, para falar de Employee Experience falamos essencialmente sobre pessoas.
Mas o que isso tem a ver com futurismo? Esse foi o primeiro tema abordado no Tapps XP.
A Game Designer da Team Upp e Especialista em Inovação, Tauana Lelis, explica como os futuristas vem estudando tendências, olhando para 3 tipos de comportamento da nossa sociedade:
1. Comportamentos residuais: São aqueles que fazem parte de uma cultura passada mas ainda estão presentes na sociedade.
2. Comportamentos dominantes: É aquilo que a sociedade já tem como padrão.
3. Comportamentos emergentes: Aquilo que algumas pessoas já estão fazendo e, um dia, se tornará dominante
Então precisamos sempre estar atentos para saber como nos posicionamos e direcionamos nossos esforços.
Employee Experience já é dominante
O CEO da Team Upp e especialista em EX, Pedro Iglesias, explica:
Estamos vivendo em um mundo VUCA
Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo.
O cenário é de Mudanças climáticas, acabamos de passar (e ainda estamos passando) por uma pandemia global, guerras, burnout… E não é à toa: o meio influencia mudanças de comportamento, por isso também impacta o mundo do trabalho:
A grande resignação:
Já em 2021 (no meio da pandemia e com essa percepção de riscos ampliados), a gente acompanhou um fenômeno que surpreendeu o mundo:
+4 milhões de demissões voluntárias nos EUA*
Cerca de 2 milhões de empregos a mais do que o normal e em todos os perfil de cargos e salários: da operação ao corporativo/TI.
*Fonte: Mckinsey
E pra quem pensa que foi só na terra dos Ianques, está muito enganado!
O Brasil acompanhou o fenômeno:
500k demissões voluntárias por mês no Brasil*
Cerca de 250k a mais do que o normal em registro CLT (Trabalho formal).
*Fonte: LCA
Tá… Mas e a Beyoncé?
Então o mundo VUCA e a chegada de novas gerações têm provocado uma mudança de prioridades nas empresas.
Quem aqui já escutou alguém dizendo isso ou algo parecido? Pois a Beyoncé escutou e lançou o single ‘Break My Soul’ neste ano falando sobre este sentimento:
I’m lookin’ for motivation
(Estou procurando motivação)
I’m lookin’ for a new foundation
(Estou procurando uma nova base)
And I’m on that new vibration
(Eu estou nessa nova vibração)
*Trechos da música ‘Break my soul’, da cantora.
Basicamente, estamos todos cansados, trabalhando muito, em um mundo caótico e chegando todos os dias no limite.
E não foi só a Beyoncé que parou pra ouvir…
E o que têm sido prioridade para os colaboradores de forma mais ampla? Conforme a McKinsey, que fez a lição de casa preliminar, analisando mais de 13k trabalhadores de países de língua inglesa para entender motivos de saída voluntária ou de retenção…. Em geral, são temas que todos aqui já devem ter ouvido falar:
- Pacote de remuneração
- Desenvolvimento: conhecimento e carreira
- Desafio e senso de progressão
- Propósito: quero impacto (ESG)
- Sentido épico + colaboração
- Flexibilidade e autonomia
Então a grande sacada que eles trazem no estudo é de entender mais profundamente o perfil do seu colaborador para direcionar estratégias adequadas para a sua empresa (Evitar a atuação de maneira genérica)…
Tá, mas… O que eu já posso começar a fazer?
Não existe fórmula mágica, mas temos algumas dicas:
1 – Defina seu problema: Essa aqui aprendemos com o Design Thinking. Não existe solução sem, antes, definir e estudar o problema.
2 – Elimine vieses: ”mas eu acho que… pela minha experiência é…”
3 – Vá perguntar: Coloque as pessoas no jogo, sem vieses.
4 – Análise dados: Olhe o que você já tem em casa, pro mercado e analise todos os dados coletados nos primeiros passos.
5 – Teste – Mentalidade Lean: Comece pequeno, erre cedo e corrija rápido!
”If you don’t seek, you won’t see it!”
”Se você não procurar, você não vai enxergar.”
– Beyoncé, ‘Break My Soul’
Gostou desse conteúdo? Fale com a Team Upp e saiba como podemos te ajudar a transformar a experiência de seus colaboradores!
Legal, mas… O que tudo isso tem a ver com o Metaverso?
Bem, sabemos que os futuristas procuram olhar para os comportamentos da nossa sociedade para entender o que vem aí e já sabemos que práticas de Employee Experience como cultura de ouvir, foco em bem-estar e Mindset Ágil já são dominantes.
Mas olhando para os comportamentos emergentes… Será que no futuro nós vamos trabalhar no Metaverso?! Esse foi o próximo tópico do Tapps XP.
Metaverso: Por trás do hype
Antes de entender se vamos ou não trabalhar no Metaverso, precisamos entender o que ele significa. O Marcelo Marcati, Co-fundador da Venturion VR, nos explica o que está por trás de todo esse hype.
O ”Metaverso” de Mark Zuckerberg:
Em Outubro de 2021 o fundador do Facebook anuncia a mudança de nome da empresa para Meta (inspirada no termo ‘metaverso’) e, com isso, causa a mais nova (ou nem tão nova assim) buzzword do momento.
Ele só esqueceu de explicar o que, de fato, é o Metaverso…
Metaverso – Origem:
Mas vamos contar um pouco sobre isso. O termo “metaverso” veio do romance de ficção científica “Snow Crash” (1992), de Neal Stephenson. Ele juntou as palavras “meta” (que pode ser traduzida do inglês como “transcendente” ou “mais abrangente”) e “universo”.
Por mais que seja uma buzzword, o conceito é beeem antigo, pré-internet e pré-VR (realidade virtual).
Metaverso – Tendência concreta:
Então considerado o “próximo capítulo da Internet”, o Metaverso é o mundo virtual onde as pessoas poderão interagir e realizar qualquer atividade — trabalhar, jogar, fazer compras, se divertir. Ele é beaseado em alguns conceitos, como:
- Digitalização e virtualização
- Diferentes formatos para diferentes propósitos
- Diferentes níveis de imersão e socialização
Mas e agora?
Se queremos entender o fenômeno (além do Zuckerberg), então precisamos olhar para algumas tendências que já estão acontecendo há décadas:
Amadurecimento do 3D em tempo real:
Tempo real = Mais interatividade
Avanço em fidelidade gráfica:
Fidelidade gráfica + interatividade = Imersão
AR:
Augmented reality = realidade aumentada
VR:
Virtual reality = realidade virtual
Legal, mas… E aí? Nós vamos trabalhar no Metaverso?
Se o trabalho será 100% no ”Metaverso” ou não, fica para os futuristas responderem, mas aqui vão algumas oportunidades a partir dessas tecnologias que já estão sendo utilizadas em muitas empresas:
- Substituir ou complementar experiências presenciais: Onboardings, tours, treinamentos… As possibilidades são muitas.
- Tornar experiências digitais mais impactantes.
- Oceano azul: Criar experiências completamente novas, antes impossíveis.
Gostou desse conteúdo? Fale com a Venturion e saiba como podemos te ajudar criar experiências imersivas!
Aquele emergente que está logo ali…
Então, agora que sabemos o que é o metaverso e quais tecnologias já estão ao nosso alcance pra melhorar a experiência de clientes e colaboradores, o que mais nos aguarda? Vamos para os avatares virtuais, o último assunto abordado no Tapps XP.
Avatares virtuais para conteúdo digital
O que são Avatares Virtuais?
O Diretor da Avatar Studio, Rodolfo Santana, explica:
Um Avatar Virtual é nosso alter ego online. Pode ser uma extensão mais direta da nossa personalidade e estilo visual, ou uma identidade complementar completamente nova.
Desse modo cada artista ou marca pode escolher com muito mais liberdade e diversidade, qual tipo de personagem vai representá-lo melhor.
Conforme a história, a primeira concepção de Avatar vem primariamente dos textos Hindus, que citam Krishna como o oitavo avatar – ou encarnação – de Vishnu.
Termo de origem sânscrita avatāra, conceito do Hinduísmo, que significa “descida de uma divindade do paraíso (à Terra)” e a consequente aparência terrena desse ser celestial.
Fonte: https://www.avatarstudio.com.br/post/the-evolution-of-video-game-animation
O estado atual da influência digital:
Marcas buscam alinhamento de branding com estratégias de influência, mas…
Por vezes, patrocinadores tem precisado cortar contratos com influenciadores que representam um posicionamento ruim para a marca.
Web3.0 representa uma nova era da internet, e será onde estarão os olhos do público
Tendências de interesse e busca por keywords relacionadas aos novos canais digitais mais do que dobram em 2022
Tendência: Humanização e Modernização das Marcas
Mercado de avatares digitais cresce no Brasil e no mundo
Desde 2003 a Magazine Luiza tem consolidado a Lu do Magalu, e em novembro de 2021 a Satiko, inspirada na apresentadora e empresária Sabrina Sato, surgiu causando bastante repercussão na mídia.
E no Employee Experience?
As possibilidades são muitas, mas são poucas as empresas que estão olhando para influenciadores digitais. Temos marcas relevantes para público externo, mas poucas para dentro de casa, com foco em Employee Experience.
Quem nunca gravou treinamentos com um colaborador e ele acabou saindo da empresa ou apresentou algum comportamento ruim?!
Por isso, imagina se esses treinamentos pudessem ser gravados com um avatar virtual?
E não para por aí! Veja algumas oportunidades com o uso de avatares ao passo que as tecnologias estão evoluindo na internet:
Mídias sociais e eventos
Avatares virtuais podem ser usados na estratégia de marca em mídias sociais para gerar engajamento, identificação e confiança.
Treinamentos corporativos
Avatares virtuais podem ser usados para ajudar os funcionários a aprender sobre novos softwares, sistemas e procedimentos.
Comunicação interna
Os avatares virtuais podem ser usados na comunicação com seus funcionários para ajudar a reduzir custos e aumentar a eficiência.
Gostou desse conteúdo? Fale com a Avatar Studio e saiba como podemos te ajudar a criar avatares para a sua empresa!
Então depois de ver esses conteúdos, quem esteve presente no evento ainda pôde ver na prática como algumas experiências virtuais estão acontecendo.
Por fim, agradecemos muito quem participou dessa e, se você não conseguiu ir (ou gostaria de participar novamente), fique de olho nas nossas redes sociais para não perder a próxima Tapps XP!