Teste de personalidade de jogos para engajar colaboradores

O desafio de motivar pessoas e como um teste de personalidade de jogos pode ajudar

Antes de mais nada, você sabia que o Brasil tem o maior índice de turnover do mundo? De acordo com uma pesquisa realizada pela Robert Half, baseada nos dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o Brasil não apenas ocupou este posto em 2022, mas também teve um aumento de 33% para 48% no número de saídas voluntárias em comparação com demissões. O estudo mostrou também um aumento de 56% no índice geral de turnover. 

O que isso significa? Em resumo, as estatísticas indicam problemas persistentes que foram agravados pela pandemia: a retenção e o comprometimento de talentos. Gerenciar uma equipe de trabalho é uma tarefa complexa e desafiadora. Além de lidar com questões técnicas e estratégicas, é necessário ter habilidades interpessoais e empatia para compreender as necessidades e motivações das pessoas. 

Afinal, os negócios envolvem indivíduos e cada pessoa é única. Entender as abordagens adequadas para atender às necessidades distintas de cada personalidade no ambiente de trabalho é um grande desafio para os departamentos de RH. 

Então é nesse contexto de como engajar e reter pessoas com diferentes motivações que podemos recorrer à teoria dos jogos e aos Arquétipos de Bartle.

O surgimento dos Arquétipos de Bartle

Pouco depois do início de 1996, Richard Bartle propôs quatro arquétipos de jogadores: Conquistadores (Achievers), Exploradores (Explorers), Socializadores (Socializers) e Assassinos (Killers). 

Como resultado, seu trabalho tem sido amplamente utilizado no desenvolvimento de jogos, ajudando a equipe de design a criar experiências mais significativas e envolventes. Além disso, os arquétipos de Bartle também são utilizados em pesquisas sobre comportamento humano em outros contextos, incluindo o ambiente de trabalho. 

Portanto sua relevância se dá na medida em que, ao compreender as motivações subjacentes a cada arquétipo, as empresas podem melhorar sua cultura e aumentar o engajamento das pessoas.

4 perfis de jogadores: Killer, Achiever, Socializer e Explorer. Podem ser encontrados através do teste de personalidade de jogos.

Conhecendo os 4 Arquétipos

Achiever

Perfil Achiever. Um dos arquétipos do teste de personalidade de jogos.
  • Em primeiro lugar, temos os Achiever: Colecionar conquistas e doses de dopamina são essenciais para este perfil. Adoram dar “check” nas tarefas e ter a sensação de dever cumprido. Para esse perfil, conseguir conquistas e receber gratificações é fundamental para se manter com a motivação e engajamento em alta!.

Explorer

Perfil Explorer.
  • Em seguida, vamos falar do Explorer: Sair da rotina, ter liberdade e explorar são aspectos que agradam muito esse perfil. Eles apreciam a liberdade de sair da rotina e explorar novos mundos e possibilidades. Eles estão sempre buscando descobrir todos os aspectos de um jogo, desde a paisagem até os detalhes escondidos.

Socializer

Perfil socializer.
  • Então chegamos ao terceiro perfil, o Socializer: Se motivam pela interação social e pela construção de relacionamentos. Eles se sentem mais satisfeitos quando conseguem criar ligações com outras pessoas e formar comunidades online. Eles apreciam a oportunidade de se conectar, seja para colaborar em missões ou para simplesmente bater papo. 

Killer

Perfil Killer.
  • Por fim, temos o perfil Killer: Pessoas com essa personalidade se motivam por competição e pelo foco no resultado. Eles tendem a gostar de metas claras e objetivas, para saber onde precisam chegar. O objetivo principal para esse perfil é vencer, independentemente do jogo ou da situação.

Mas como podemos aplicar esses Arquétipos nas empresas?

Conforme mencionado, a gamificação com os arquétipos de Bartle podem ser fortes aliados das empresas na missão de motivar e compreender melhor as pessoas. Ao identificar a personalidade de cada um, os departamentos de RH conseguem desenvolver estratégias mais específicas e assertivas para aumentar o engajamento e a satisfação no trabalho.

Dessa forma, apresentamos alguns exemplos concretos de como a utilização do teste de personalidade de jogos com os arquétipos pode ser aplicada aos colaboradores:

Utilização dos arquétipos do teste de personalidade de jogos para motivação dos colaboradores.

Com base nesses exemplos, fica claro como o teste de personalidade de jogos do Arquétipos de Bartle direciona as ações de engajamento para um caminho mais certeiro, alinhado às necessidades individuais –  o que, num contexto de alto turnover, representa um divisor de águas na tomada de decisões em Recursos Humanos. 

Desse modo, inevitavelmente, uma melhora na satisfação e motivação das pessoas, o que por sua vez impacta positivamente na produtividade e no desempenho da empresa. A utilização dos Arquétipos de Bartle é uma abordagem inovadora e eficaz para a gestão de pessoas e certamente merece ser considerada por empresas que buscam melhorar a motivação e desempenho de seus colaboradores. 

Descubra qual é o seu arquétipo 

Está curioso para saber qual desses arquétipos você se encaixa? Tudo o que você precisa fazer é clicar no link e responder algumas perguntas. 

No final, você saberá qual tipo de jogador você é e poderá comparar suas respostas com as de seus amigos e colegas.