5 filmes sobre Employee Experience

Normalmente, nos textos que gostamos de escrever aqui na Team Upp, nós batemos bastante na tecla de que os jogos são uma ferramenta importante para a motivação, engajamento e aprendizado nas empresas. 

Porém, mais do que bons fãs de jogos, somos exímios entusiastas de formas mais divertidas de encarar as coisas. O aprendizado, por exemplo, não precisa vir só de artigos de negócios e livros didáticos.

Pensando nisso, separamos 5 filmes para te ajudar a refletir e aprimorar a experiência do colaborador dentro da sua empresa. Se prepare para uma sessão de cinema diferente e inspiradora:

“O Operário”

Resumo

Famoso longa-metragem com o multipremiado Christian Bale, esse filme fala sobre a luta do operário de fábrica, Trevor Reznik, para manter sua saúde mental e física frente ao cansaço intenso. 

Para refletir

Apesar de ser de 2005, época em que termos como “employee experience” ou “saúde mental” ainda não estavam tão em alta, o filme deixa um pensamento martelando na cabeça sobre a importância de mapear toda a jornada das pessoas colaboradoras e quais os pontos de contato com elas para garantir um acompanhamento eficiente. 

Pode parecer um pouco absurdo, mas cuidar dos colaboradores e estar em contato constante – o que não aconteceu com Trevor – já é um belo dever de casa na matéria de experiência do colaborador! 

“Os Estagiários”

Resumo

Para os fãs de comédia, essa é uma opção bacana!  “Os Estagiários” cria uma narrativa em torno de dois amigos, já na casa dos 40 anos, que são demitidos e decidem ingressar em um programa de estágio no Google, sendo que seus chefes têm idade para serem seus filhos.. 

Para refletir

Esse é um belo filme para entender como a cultura é um divisor de águas para a empresa. O choque de realidade entre dois marmanjos e jovens recém-formados poderia ser um problema gigante, para todas as partes. 

Mas o legal é que isso acaba se diluindo por causa de um ambiente positivo, colaborativo e descontraído. Sua cultura é a base para toda a experiência das pessoas dentro da organização!

“A Grande Virada”

Resumo

Num belo dia, Bobby Walker (Ben Affleck) está dando mais um passo em direção ao sonho americano: tem uma linda família, uma casa charmosa e bebendo seu café antes de ir para o escritório. No outro, está carregando peso em uma obra para colocar comida na mesa. A Grande Virada conta o ‘plot twist’ na vida de um clássico american man após a demissão.

 Para refletir

Se você está precisando de um momento para sair do piloto automático (mesmo que não saiba disso), assim como o protagonista Bobby Walker, esse é um bom filme para isso. 

No começo, apesar de desesperador, o mundo fora dos prédios corporativos ensina para Bobby que a vida não gira em torno só do trabalho e que existe muita coisa para dar atenção fora dele. 

E aí está uma lição valiosa sobre experiência do colaborador: para manter uma relação saudável com as suas pessoas, você precisa diagnosticar quais ações têm feito para preservar os momentos delas fora da empresa. É isso que vai fazer com que você tenha colaboradores mais dispostos, com mais qualidade de vida e, consequentemente, mais produtivos.

“Amor sem Escalas”

Resumo

Mais uma película que vem em boa hora, considerando o contexto atual do mercado de trabalho e a necessidade de priorizar recursos. Para falar sobre isso, temos o protagonista Ryan Bingham (George Clooney), consultor de RH, cuja função é demitir pessoas e, um dia, vê seu emprego ameaçado por uma nova tecnologia. 

Para refletir

Em tempos de instabilidade, é importante reforçar que lidamos com pessoas – e cada uma tem suas respectivas casas, famílias, opiniões e sentimentos. Sabemos que é o básico, mas levar em consideração esse feijão com arroz pode resolver muitos problemas.

Nesse sentido, o filme nos faz questionar valores e a importância das coisas simples na vida. O impacto de mudanças externas, que são abordadas na história, não poderia ser mais atual. Com demissões em massa pra lá e pra cá, uma luz amarela acende nas equipes de RH, porque realmente é um tema delicado e que demanda muita empatia.

Mas, não é necessário chegar nesse ponto para pensar em como tornar a experiência dos colaboradores mais leve. Isso pode ser feito desde o primeiro momento das pessoas dentro da empresa. Afinal, de pesado, já basta o próprio mundo e as responsabilidades do dia a dia!

“Um Senhor Estagiário”

Resumo

Aqui temos um filme que exclui a palavra velho(a) do vocabulário. A narrativa é sobre um homem aposentado que decide se tornar um estagiário em uma empresa de moda online. Passando a trabalhar ao lado de jovens colegas, ele aprende muito sobre como é ser um colaborador em uma cultura bem diferente da que estava habituado. 

Para refletir

Esqueça as sessões de imersão em salas modernas. Nesse caso, o estudo pode vir do sofá da sua casa, com uma pipoquinha na mão. A lição mais valiosa aqui é – adivinhem – cultura. 

Então a startup About The Fit, representada no filme, é um bom exemplo do que é possível construir com uma cultura acolhedora, colaborativa e que faz questão de ouvir e empoderar suas pessoas. O ecossistema dessa empresa ajuda a entender que a empatia é um passo fundamental para construir pontes verdadeiras e, o mais importante, duradouras. 

Se a sua empresa fosse um filme, o que ele contaria?

Bom, nós te demos 5 filmes sobre employee experience podem te ajudar a olhar a jornada de seus colaboradores colaboradoras por outro ângulo. 

Mas, imagine que, agora, o foco da câmera é a sua empresa. Qual narrativa ela iria construir? 

Entre em contato e vamos entender juntos como deixar esse filme mais interativo, humano e divertido!