Existe fórmula mágica para o engajamento?

Não é segredo pra ninguém que uma equipe engajada é a chave para criar produtos incríveis, empresas fora da curva e margens que fazem os acionistas sorrirem. Se não estiver entendendo o que estamos falando, a pesquisa da renomada Society for Human Resource Management (SHRM) fala um pouco sobre isso. É por essa e outras que a fórmula mágica para engajamento é tão almejada por todos!

Mas vamos direto ao ponto? Existe a tal fórmula mágica (ou secreta) para chegar lá?

Aqui na Team Upp entendemos que não há essa tal de receita mágica que basta fazer Ctrl C Ctrl V, mas vamos dividir alguns ingredientes…

Com a fórmula mágica do engajamento as empresas podem alcançar resultados incríveis! Mas será que ela existe?

Uma equação que exige FOCO

Já que o mundo ‘corp’ é cheio de alinhamentos, antes de irmos aos ingredientes, vamos alinhar algumas coisas – afinal, o combinado não sai caro, né?

Cada CNPJ é um CNPJ

O copia e cola até poderia funcionar na escola de vez em quando, mas copiar a realidade de uma empresa para a sua, realmente não dá certo. 

Isso porque os contextos, culturas e, enfim, todo um ecossistema que vive dentro das organizações é muito diferente de lugar para lugar. Assim, o que vai engajar as pessoas varia bastante e é preciso entender o que melhor encaixa para a sua realidade.  Por isso, não existe uma fórmula mágica para o engajamento que irá sempre funcionar.

Pense em quantos pratos consegue equilibrar

Lembre-se sempre que, ao tentar equilibrar mais pratos do que o necessário, você pode acabar quebrando todos eles. 

Foco e consistência são a base para produção de engajamento em médio e longo prazo! São raríssimos os casos que produzem engajamento na primeira tacada…

Bom, sem mais delongas, vamos a dica de número 1! 

Ingredientes importantes para o engajamento

Conheça seus jogadores e o game 

Eu sei que você quer logo uma solução, mas deixa te contar… Se você não conhecer bem os seus jogadores, cultura, processos e o desafio, dificilmente vai chegar até o ouro. Basicamente, essas são as informações base para criar qualquer estratégia de engajamento!

Mas mais do que isso: entender a jornada das suas pessoas colaboradoras, fazer uma boa e identificar as características da sua equipe já é, sim, dar atenção para a experiência das pessoas dentro da empresa.

Caso você não saiba por onde começar, fizemos um teste super rápido, no qual você pode descobrir o seu estilo de jogador e dos colaboradores da sua empresa. Você pode conferir aqui. E, se estiver com dificuldades em fazer uma análise completa de employee experience, nós temos a metodologia EXP para te ajudar! 

Gamificação como ferramenta de motivação

Ah, gamificação é de boa… É só colocar uma plataforma com uns pontinhos, badges e um ranking que tá resolvido! Só que não.

Depois de conhecer os tipos de jogadores, cultura, processos e o desafio, vale dar uma conferida em alguns frameworks famosos usados para motivar a equipe. Um deles é o Octalysis, construído pelo taiwanês Yu-kai Chou, conhecido por ser um mestre da gamificação. 

Para facilitar sua vida, o que já podemos te adiantar é que a gamificação vai muito além dos pontos e estrelinhas! Versátil, essa estratégia pode ser aplicada em diversos momentos da jornada do colaborador – como onboarding, treinamentos, processos seletivos, entre outros – e pode aumentar a rentabilidade da empresa em até 20%! 

Isso acontece, principalmente, porque proporcionar espaços lúdicos e divertidos deixa o ambiente mais leve e prazeroso. Tendo, então, um clima mais positivo dentro de casa, excelentes resultados vêm em seguida, como: maiores níveis de inovação no ambiente de trabalho, otimização do desenvolvimento, feedbacks constantes e vários outros benefícios. 

Ah, e caso tenha dúvidas de como implementar a gamificação, preparamos um material especializado nisso. Confira o material.

 Gestão de Comunidades

Para explicar essa parte, vamos continuar a linha de raciocínio dos jogos, ok? Imagine que sua empresa é um jogo. Bom, dentro dos jogos, existem jogadores com características, interesses e motivações parecidas, concorda? Quando conectados, essas pessoas tendem a formar clãs (comunidades) muito poderosos(as) e que impulsionam o mundo dos jogos. Mas o mesmo vale para o seu negócio! 

Saber identificar as oportunidades certas de conexão e fomentar o contato “peer-to-peer” é uma forma muito eficaz de engajar e criar laços dentro da organização. As pessoas se sentem empoderadas e fazem parte de algo maior. Estamos falando de uma estratégia acessível e que traciona o bem mais importante das empresas: as pessoas.

A gestão de comunidades, assim como a gamificação, pode ser uma ferramenta muito versátil também – imagine a fusão dessas duas então, em?! Colocando alguns exemplos práticos, você pode usar a sua comunidade de colaboradores para criar desde um programa de apadrinhamento, para etapa de onboarding, até a elaboração de hackathons para resolver problemas complexos da empresa! 

No nosso caso da Team Upp, já utilizamos essa estratégia para mudar a maneira como as pessoas encaram a saúde física e mental. Bacana, não é? Acesse aqui

Vamos encontrar a sua fórmula mágica?

Ao longo do texto, te apresentamos alguns importantes fatores que compõem essa equação do engajamento e como trabalhar em cada um deles.  

Mas, agora, queremos saber: como está o engajamento das suas pessoas colaboradoras?
Vamos bater um papo e chegar juntos na fórmula mágica para o seu contexto e empresa!