O Onboarding do Futuro: Como melhorar a experiência de integração digital

Pensar em um modelo de onboarding pós pandemia torna-se fundamental, uma vez que as experiências de trabalho mudaram, novos formatos tomaram vida e se consolidaram como práticas viáveis. Chegamos ao onboarding do futuro.

Onboarding do futuro

‘’Garantir uma boa experiência e a assimilação da cultura para candidatos e recém-contratados ficou mais urgente com a maior adesão do trabalho remoto na pandemia.’’

Assim começa a matéria ‘Novo onboarding inclui jogos, missões e mais interatividade’, da Valor Econômico, onde a Team Upp é citada como um case de sucesso em gamificação para Employee Experience, com um impressionante crescimento de 100% em 2020.

No mundo em que a tecnologia é ferramenta indispensável para organizar uma empresa e se relacionar com seus colaboradores, ela não pode ser ignorada. Mesmo assim, muitas companhias ainda não priorizam a atualização de seus processos de integração e treinamento.

O que é o Onboarding do Futuro?

O Onboarding é um processo de integração de novos colaboradores a partir da sua contratação. Portanto, tem como objetivo incorporar o novo funcionário na empresa, o apresentando à sua cultura organizacional, equipe, processos e dinâmicas da companhia.

Esse processo envolve várias etapas, como orientação, engajamento, acompanhamento e treinamento, garantindo a sua evolução e retenção a longo prazo.

Então o Onboarding do Futuro visa começar o relacionamento entre novos colaboradores e sua organização de forma rica e proveitosa, resultando em uma experiência alinhada com as propostas da empresa, engajamento, desempenho, redução de turnover e custos.

Para isso, deve-se atualizar os processos de integração para os tempos atuais, utilizando ferramentas digitais e conceitos de employee experience, interatividade e engajamento, como a gamificação, para tornar o onboarding mais dinâmico e encantador.

Como melhorar a experiência de integração

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Independentemente se a sua empresa está operando em home office ou já voltou ao trabalho presencial, pensar em um modelo de onboarding pós pandemia torna-se fundamental, pois as experiências de trabalho mudaram, novos formatos tomaram vida e se consolidaram como práticas viáveis.

Nesse cenário, o onboarding digital ganha força e, com ele, o uso de ferramentas tecnológicas para melhorar a interatividade.

Veja abaixo alguns exemplos de ações e ferramentas para melhorar a experiência do seu onboarding:

Gamificação:

Muito além dos jogos de video game, a gamificação é uma ferramenta poderosa para melhorar a interatividade e engajamento dos seus treinamentos e onboardings.

O senso de progressão e feedback constante, aliados a uma interface lúdica amarrada a um propósito claro, engajam os participantes nas atividades a serem desenvolvidas, transformando as pessoas em protagonistas da jornada.

Alguns exemplos práticos do uso de conceitos de jogos para o onboarding:

  • Games de cultura organizacional;
  • Experiências em realidade virtual e aumentada (tour pelo escritório, sua mesa, eventos digitais etc);
  • Gamificação de treinamentos e aproveitamento de metas;
  • Jogos de feedback corporativo e progressão;

Canais de comunicação:

Então não se engane ao pensar que o uso dos e-mails no onboarding é algo ultrapassado.

Se formulado de forma atualizada e criativa, ele pode ser um forte (e barato) aliado para o seu onboarding.

Inclusive, você pode elaborar um e-mail de boas-vindas, por exemplo, apresentando o time com fotos e curiosidades dos membros da equipe e criar interatividade, colocando links para suas redes sociais, e até mesmo para uma playlist da equipe no Spotify, com as suas músicas favoritas.

Além dos e-mails, temos também as redes sociais corporativas, um canal de comunicação versátil, com interface e recursos conhecidos nas redes sociais normais, que ajudam na interatividade das informações, na adoção e no engajamento.

Metodologias agile e suas ferramentas:

As metodologias ágeis têm ganhado cada vez mais atenção e adesão das grandes empresas nos últimos anos. Sabia que é possível aplicar os conceitos de tornar o trabalho mais humano não apenas ao desenvolvimento de software, mas também na construção de um onboarding poderoso?

Logo, esses conceitos propõem alternativas à gestão de projetos (ou pessoas) tradicionais e ajudam a aprimorar o processo de desenvolvimento e aprendizado.

Alguns dos princípios das metodologias ágeis são:

  • Comunicação: indivíduos e a interação entre eles mais que processos e ferramentas;
  • Praticidade: Funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Alinhamento de expectativas e colaboração: colaboração com o usuário mais que negociação de contratos;
  • Adaptabilidade e flexibilidade: responder a mudanças mais que seguir um plano.

Além de seus conceitos, as metodologias ágeis também são famosas por suas ferramentas de gestão, como os whiteboards, que podem ser utilizados para dinâmicas de onboarding e treinamentos

Engajamento:

A maioria das empresas mede e visa melhorar o engajamento de seus colaboradores, uma vez que ele está altamente relacionado com a rotatividade. Então é uma das muitas atitudes possíveis que resultam de um Onboarding interativo, uma vez que engajar novos integrantes pode melhorar a sua produtividade a longo prazo.

Construa o seu onboarding do futuro

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